quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gripes suína e comum: cautela e proteção

Fico muito feliz com o adiamento do reinício das aulas das Escolas estaduais aqui no Rio Grande do Sul, atendendo uma medida anunciada pelas autoridades.

A atitude mostra a consciência sobre a dimensão desta epidemia, a qual não distingue raça ou nível social.
Portanto, prosseguem as
Férias de Proteção, como “batizei” numa postagem anterior.

Todos estamos vulneráveis frente à ação do vírus e a aglomeração de pessoas facilita o contágio, seja da gripe comum ou da gripe suína, como é conhecida na linguagem popular.

Neste ano, o nosso inverno está tão rigoroso a ponto da mídia informar sobre temperaturas recordes, atingindo alguns graus abaixo de zero em diversas regiões do Estado, enquanto noutras giram em torno de um a dois graus positivos.

Diante dessas variações climáticas, as palavras de ordem são cautela e proteção, afinal fomos envolvidos por um momento delicado.

Como a proximidade física das pessoas é desaconselhável, torna-se necessário o afastamento temporário delas entre si, ao menos enquanto persistirem os riscos desta virose. Assim, devemos unir nossa consciência em torno desta regra, suspendendo atividades onde há aglomerações, principalmente em ambientes fechados, entre eles a Escola, cuja ferramenta é o elemento humano.

Permanecendo esta friagem atípica, todo o resguardo é importantíssimo, ao menos até se aproximar a primavera, quando dias melhores e temperaturas suportáveis virão, distanciando-nos dos malefícios deste inverno, cuja passagem ficará na lembrança, fazendo parte da nossa história, que poderá ser contada futuramente, tal aquelas narradas pelos nossos pais, avós ou pessoas mais velhas.

Um comentário:

Luciano disse...

Tal como "há muita coisa entre o céu e a Terra...", outras existem que estão "Além do Caderno", entre elas a nova gripe. E essas Férias de Proteção, lucidamente batizadas por ti, deveriam ter maior atenção e empenho das autoridades em prol dos docentes e discentes, isto é, de todos.