quinta-feira, 9 de julho de 2009

Conhecendo o Egito - II

Dando continuidade à aula anterior, relativa ao assunto Egito, suas histórias, curiosidades e mistérios, os alunos assistiram a vários vídeos sobre as Pirâmides e civilização egipcia. Esta atividade aconteceu no laboratório de Informática.

As imagens do clipe abaixo apresentam uma Mostra Egípcia, ocorrida na Universidade local e aberta ao público, casualmente na época em que estávamos estudando esta temática.




A partir daquilo que foi pesquisado, os alunos realizaram novos trabalhos, envolvendo desenhos, cujos modelos foram obtidos na Internet. O software paint foi a ferramenta utilizada nesta prática, proporcionando aos alunos mais intimidade com esta técnica.






O que é um hieróglifo?

O termo deriva da composição de duas palavras gregas: hiero (sagrado) e glyfus (escrita). Somente os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados". A escrita hieroglífica constitui-se, provavelmente, no mais antigo sistema organizado no mundo, destinando-se, principalmente, para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos.


Com o passar do tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o Hierático, uma variante mais cursiva, podendo ser utilizada para pintar em papiros ou placas de barro. Mais tarde, com o crescimento da influência grega no Próximo Oriente, a escrita evoluiu para o Demótico, fase onde os hieróglifos iniciais evoluíram às formas estilizadas, havendo a inclusão de alguns sinais gregos naquela escrita.


Na aula de informática, após a pesquisa sobre os hieróglifos, os alunos escreveram seus nomoes utilizando o alfabeto egípcio, baseando-se no padrão apresentado neste link:

http://www.miniweb.com.br/cantinho/Infantil/38/hieroglifos.html

Nenhum comentário: