domingo, 5 de abril de 2009

Lenda da criação do tabuleiro

Neste ano (2009) iniciei, com minha nova turma de alunos, o estudo do Jogo de Xadrez. Apresentei o tabuleiro e suas peças, explicando que o campo de batalha é um tabuleiro com sessenta e quatro casas, divididas em brancas e pretas, alternadamente.

Como surgiu o tabuleiro de Xadrez?

Lenda da criação do tabuleiro.

Há muito tempo existiu um reino chamado Xadrez. Era um país próspero, onde todo mundo convivia em paz e harmonia. Xadrez era o exemplo de um reino bem dirigido por um rei admirado por todos. O nome do monarca era R, mais conhecido como rei do Xadrez. R estava casado com D, a quem também chamava de a dama do Xadrez. Em seu matrimônio, tiveram dois filhos gêmeos. Só uma coisa os diferenciava. Um tinha os cabelos tão loiros que cegavam a quem olhasse e era chamado de R, o rei branco. O outro, ao contrário, era muito moreno e por isso foi batizado com o nome de R, o rei preto.

Os dois irmãos eram bons amigos. Nunca brigavam e sempre ajudavam um ao outro. Quando ficaram adultos, casaram-se. R, o rei branco, casou com D - a dama branca - e R, o rei preto, casou-se com D, a dama preta. As celebrações duraram 40 dias e 40 noites.

Contudo, a alegria não durou muito tempo. Num dia de tempestade, R, o rei do Xadrez, ficou doente. Mas antes de morrer repartiu o reino de 64 províncias, dividindo-as entre seus dois filhos: 32 brancas para o rei branco e 32 pretas para o rei preto. Também repartiu o exército em duas metades, distribuindo-as aos dois filhos. Em pouco tempo, o rei do Xadrez morreu e foi enterrado com grandes honras.

No dia seguinte, o reino do Xadrez possuía duas partes: o exército branco e o exército preto. Os problemas não tardaram a surgir, pois nenhum dos dois se conformava com o que tinha, querendo todo o terreno. Então declararam uma guerra, a qual venceria o mais astuto, isto é, aquele que conseguisse derrotar o outro. Para isso dispunham da ajuda do exército real.

Sabe o que aconteceu depois? Eu não sei, decida você o final desta história.
Fonte: Iniciação ao Xadrez para crianças- Editora Artmed




Um comentário:

chica disse...

Que interessante ! Nunca havia lido nada sobre ela.És muito dedicada! Lindo! um beijo,tudo de bom,chica