segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Peças do Xadrez: modelagem em silicone

Neste projeto do Xadrez obtive muitos aprendizados. Um deles foi conhecer e confeccionar moldes de silicone (matrizes) destinados à produção das peças do jogo, utilizando a técnica da porcelana fria (biscuit).
No mercado ainda não há moldes disponíveis. Então, fiz de modo artesanal. Criei meus próprios moldes, pesquisando sobre o uso do silicone na Internet. Através dela cheguei ao Mercado Livre, onde foi feita a compra do material: silicone e catalisador.
"Catalisar" faz parte do processo e não é tão simples assim, exigindo mais de uma tentativa, até acertar o ponto. Mas graças à ajuda de pessoas conhecidas e comunidades do Orkut, tive êxito, conseguindo finalizar meu trabalho, colocando-o em prática para o uso dos alunos.
Vejam as imagens do passo a passo e o vídeo onde a aluna modela as peças do xadrez em sala de aula, nossa mini-fábrica de modelagem em Biscuit.


3 comentários:

Marli Batista disse...

As peças feitas de silicone você vende ou ensina a fazer?Por que não tenho encontardo no mercado e estou precisando.

HILTON disse...

Ola, eu sou o Hilton, e sou presidente de uma associaçao dirijo um projeto na area Esportiva para 150 crianças e gostaria de saber como que eu paço adquirir essas peças de xadrez pois estamos com um projeto de ministrar cursos de xadrez em nossa associaçao, peço por gentileza que entre em contato conosco. Rua: Carmem Cunhas, 64 Jd. dos Cunhas - Pirituba - SP. fones: 3974 - 6690 / 6393 - 3895 / 6110 - 9874 Obrigado

Anônimo disse...

Jorcinete
Gostaria de saber qual é a quantidade certa da mistura de material para fazer o molde, ou se vc vende o molde? Pois faço um projeto social com Xadrez na Igreja Batista Nova Peniel - Cachoeiras de Macacu e o projeto termina em setembro. Queremos montar a oficina onde osa crianças monte seus próprios xadrez para levar casa. Favor entra em contato 21-2649-5112 ou jorcinete@yahoo.com.br